Veja videos e fotos  Links para ver o registro do roteiro pelo Strava

O tempo passa e nos proporciona uma ampla experiência de vida, entretanto este mesmo tempo é cruel e produz limitações ao nosso corpo físico que nos impossibilita de fazermos coisas que faríamos facilmente 20, 30 anos atrás, por sorte a engenhosidade humana vem com novidades que nos restauram estas possibilidades.
Realizar uma cicloviagem de vários dias com jornadas diárias de mais de 100 km era viável na minha vida... Isto há umas duas décadas atrás, hoje as limitações impostas pela idade e uso do corpo intensivamente deixaram estas realizações no âmbito das lembranças... até agora, pois com o advento das E-bikes, (bicicletas elétricas com pedal assistido) a realidade se prolongará mais um pouco, além disso vou poder voltar a guiar os meus passeios mais HARD na Tribo do Pedal Selvagem, proporcionando novos desafios aos participantes.

Waldemar Mazinho Bender, 58 anos, biker explorador.


Características
Esta expedição terá algumas características bastante peculiares:
• Será minha primeira cicloviagem com uma E-bike.
• Terá inicio em um outro país.
• O primeiro contato com o equipamento será uns dois dias antes do inicio da expedição.
• Utilização de informações Hi-tech (imagens de satélites, mapeamentos georeferenciados, mapas on-line de roteamento) na elaboração do roteiro.

Objetivos
Desenvolver e aplicar um planejamento baseado em informações teóricas do equipamento, readequá-lo se necessário com uma rápida experimentação do equipamento as vésperas da partida.
Avaliação da e-bike como instrumento de inclusão nas grandes jornadas ciclísticas.

Roteiro
A saída desta expedição será no distrito de Hernandarias/PY, atravessando para a Argentina pela balsa internacional entre Pres. Franco/PY e Puerto Iguazu/AR, seguindo até Bernardo de Irigoyen/AR onde entro no Brasil pelas cidades de Barracão/PR e Dionísio Cerqueira/SC, local onde há divisas de:
• Dois paises
• Três cidades
• Dois estado.
Na seqüência o roteiro segue atravessando o estado do Paraná, preferencialmente por estradas secundárias e não pavimentada até o litoral paranaense próximo a Paranaguá, deste ponto segue em direção ao estado de São Paulo passando pela “trilha do telégrafo”, já no estado de São Paulo, o roteiro passa pela cidade de Cananéia, atravessa a Ilha Comprida e finaliza em Iguape.

  • A distancia total é de aproximadamente 1.200 km.
  • O tempo estimado desta expedição é de 8 a 12 dias de pedal.
  • A data prevista da partida no Paraguai deverá ser dia 29 de Julho de 2017.
Veja detalhes da Bike